Redes

Premium WordPress Themes

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Quando desfragmentar o SEU HD.

Saiba quando deve desfragmentar o seu disco
Uma das características da ferramenta de desfragmentação do sistema operativo Windows, é a habilidade para verificar o quanto está o seu disco rígido fragmentado, sem recorrer a qualquer outro programa.
A maioria dos utilizadores que desfragmenta o seu disco rígido recorre a outros programas, como por exemplo o Auslogics Disk Defrag e o IObit Smart Defrag, programas nos quais pode verificar se deve ou não desfragmentar e inclusive iniciar o processo de desfragmentação e em algumas aplicações um processo de optimização, contudo, recorrendo à Linha de Comandos pode verificar o quanto está o seu disco fragmentado e se requer desfragmentação ou não.
Para tal basta abrir a linha de comandos, escrevendo cmd no Executar ou no caso do Windows Vista clicar no Iniciar e escrever cmd.exe na barra de procura e pressionar Enter.
De seguida basta escrever "defrag ‐a", por exemplo "defrag c: ‐a" sendo o "c:" correspondente à drive que desejo verificar se precisa ou não de ser desfragmentada.
Com

Com este comando é nos fornecida algumas informações como o Tamanho do volume, espaço livre e percentagem de fragmentação de ficheiro. No final é apresentado uma mensagem a referir se é necessário desfragmentar o volume em questão ou não.
Se desejar obter ainda mais informações ao invés de inserir ‐a no fim escreve por exemplo "defrag c: ‐v", e irá obter entre várias informações um total de ficheiros fragmentados, como pode visualizar na seguinte imagem.

Uma simples maneira de verificar se o seu disco rígido necessita de ser desfragmentado e a percentagem de fragmentação de ficheiro.

0 comentários:

Postar um comentário